A Greenpeace é uma organização ambiental global que consiste na Greenpeace Internacional e em delegações nacionais e regionais em 56 países. Estas delegações executam, de forma independente, estratégias de campanha globais no seu contexto local e tentam conseguir o apoio financeiro necessário de parceiros e doadores para financiar este trabalho.

Para garantir uma coordenação adequada, existe uma sede internacional em Amesterdão que trabalha em estreita colaboração com as 56 delegações nacionais e os barcos, que são uma parte essencial da organização.

Dentro da estrutura da Greenpeace, foi estabelecido um mecanismo de tomada de decisão em que os diferentes setores da organização participam, permitindo tomar decisões de forma rápida e consensual, e impedindo que uma pessoa ou setor da Greenpeace tome decisões unilaterais que não sejam endossadas pela maioria da organização.

A estrutura interna da Greenpeace Portugal é composta por:

Pessoas associadas

São a base da organização, que a legitimam e sustentam com as suas contribuições financeiras e o seu apoio.

Direção

É responsável pela direção estratégica e política da associação. Além disso, de acordo com a Coordenação da Delegação, estabelece as prioridades e os objetivos anuais e controla o seu cumprimento.

Documentos

A Greenpeace Portugal está constituída como uma associação. O seu funcionamento rege-se pelos seus Estatutos, registados e publicados em agosto de 2024. Os Estatutos da Greenpeace Portugal (GPPT).

Os Estatutos de Greenpeace Portugal

Os Estatutos, além de respeitarem a legislação que regula o direito de associação em Portugal, têm em conta os critérios organizativos adotados pela Greenpeace Internacional a nível global, tal como constam do Governance Handbook.